Mudanças entre as edições de "Pedido de Compra"

De Bonzay - Ajuda Online
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===Campos===
  
  
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'''''Abertos''''': Campo de seleção de períodos prévios de consulta ou determinação de período específico. Caso seja selecionado a opção '''"Entre"''' dois campos de data serão habilitados para definir o intervalo de busca. O último campo organiza as informações no grid, tendo apenas as opções '''"Data Inclusão"''', '''"Data Pedido"''' e '''"Data Previsão Entrega"'''.
  
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'''''Fornecedor''''': Campos de seleção que limita os resultados a um único fornecedor.
  
O filtro contém os campos:
 
  
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==Abas==
  
'''''Período Consulta''''': Campo de seleção de períodos prévios de consulta ou determinação de período específico. Caso seja selecionado a opção '''"Entre"''' dois campos de data serão habilitados para definir o intervalo de busca. O ultimo campo é apenas informativo, tendo apenas a opção '''"Data Inclusão"''' que é utilizado como referencia para todas as outras opções se não a opção '''"Entre"'''.
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As abas são semelhantes entre si em relação ao grid, não possuindo funções específicas, se não aquelas já disponibilizadas no cabeçalho.
  
  
Após o cabeçalho a tela é constituída de diversas sub-abas, dispostas de modo sequencial, que nos levam desde a requisição inicial do produto até a emissão do pedido de compra. Cada aba possui funções específicas dentro da linha de tempo de do departamento de suprimentos.
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[[Arquivo:AbasTela Pedido de Compra.jpg]]
  
As Sub-abas são:
 
  
  
'''''Pré-Requisição(Estoque)''''': Aba que, através de filtros e parametrizações, traz ao usuário sugestão de produtos para os quais devem ser iniciados o processo de compras.
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'''''Aba Abertos''''': Trata-se da listagem dos pedidos que se encontram em estado de edição, ou seja, não foram concluídos para envio ao fornecedor.
  
'''''Requisições''''': Aba onde emitimos manualmente uma requisição e também editamos requisição emitidas na aba anterior.  
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'''''Aba Com Saldo''''': Trata-se da listagem dos pedidos que se encontram concluídos, porém ainda possuem saldo para recebimento.
  
'''''Cotações - Gerar''''': Aba onde registramos, através das requisições geradas, o processo de cotação. Também é possível nesta aba gerar diretamente o pedido, de maneira manual, pulando outras etapas até a emissão deste.
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'''''Aba Com Saldo - Faturamento''''': Trata-se da listagem dos pedidos de entrega futura, para a movimentação de faturamento.
  
'''''Cotações Geradas''''': Aba a lista das cotações geradas. Nesta aba é possível adicionar produtos as cotações.
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'''''Aba Com Saldo - Remessa''''': Trata-se da listagem dos pedidos de entrega futura, para movimentação do recebimento de fato (estoque).
  
'''''Relatório - Fornecedores''''': Nesta Aba relacionamos fornecedores aos produtos das cotações geradas.  São os fornecedores para os quais dispararemos as solicitações de cotação.
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'''''Aba Concluído''''': Trata-se da listagem dos pedidos que foram concluídos (recebidos ou finalizados).
 
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'''''Cotações - Fornecedores''''': Nesta Aba alimentamos o sistema com as cotações emitidas pelos fornecedores.
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'''''Cotações - Resultados''''': Nesta Aba comparamos os resultados das cotações e conseguimos gerar os pedidos. A geração do pedido depende exclusivamente da análise do comprador, o sistema apenas relaciona os resultados e permite que um ou mais pedidos sejam disparados para um ou mais fornecedores.
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'''''Cotação - Pedidos''''': Lista, por cotação, os pedidos emitidos.
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'''''Pedidos Diretos''''': Lista os pedidos de compra gerados diretamente na aba "Cotações - Gerar".
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A tela também possui um cabeçalho onde podemos buscar, por período, as informações das abas.
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==Aba Pré-Requisição(Estoque)==
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[[Arquivo:Tela Cotações de Produtos Aba Pré-Requisição(Estoque).jpg]]
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===Botões===
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O botão [[Arquivo:Botão Gerar Requisição de Compra.jpg]] gera requisição do(s) produto(s) selecionado(s) no grid.
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O botão [[Arquivo:Botão Imprimir.jpg]] gera relatório para impressão do(s) produto(s) selecionado(s) no grid.
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O botão [[Arquivo:Botão Processar.jpg]] traz lista de produtos para o grid, conforme os filtros configurados na tela.
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===Filtros===
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'''''Depósito''''': Campo de seleção onde o usuário seleciona o depósito de origem dos produtos.
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'''''Fornecedor''''': Campo de seleção onde o usuário seleciona o fornecedor desejado, limitando assim os produtos que aparecem no grid em função do fornecedor.
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'''''Grupo''''': Campo de seleção onde o usuário seleciona o grupo de produtos desejado, limitando assim os produtos que aparecem no grid em função do grupo de produto.
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'''''Marca/Fabricante''''': Campo de seleção onde o usuário seleciona a marca/fabricante desejado, limitando assim os produtos que aparecem no grid em função da marca/fabricante.
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'''''Pelo Estoque Mínimo''''': Caixa de seleção exclusiva (desmarca outras) que quando marcada limitará a pesquisa para produtos com estoque igual ou inferior ao estoque mínimo configurado.
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'''''Estoque Menor Que''''': Caixa de seleção exclusiva (desmarca outras) que quando marcada limitará a pesquisa de produtos com estoque menor que o valor informado em campo adjacente.
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'''''Por movimentação estoque''''': Caixa de seleção exclusiva (desmarca outras) que quando marcada limitará a pesquisa de produtos que tiveram movimentação de estoque em período predeterminado, a partir da data da pesquisa, em números absolutos, através dos campos '''"Período Anterior"''' e '''"Período Posterior"'''. Além disso existe a FLAG '''"Incluir todos Produtos"''' que trará todos os produtos do depósito a despeito da movimentação.
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Após a seleção dos filtros, basta clicar no botão [[Arquivo:Botão Processar.jpg]] que todos os produtos que atenderem as condições dos filtros apareceram no grid e estarão disponíveis para serem incluídos na requisição.
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===Gerando a requisição===
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Os produtos que atenderem a condições dos filtros selecionados aparecerão no GRID. Para gerar a requisição do(s) produto(s) desejado(s) o usuário deverá marca-lo(s) na(s) respectiva(s) caixa(s) de seleção do grid e no campo Observação informar uma descrição que identificará a requisição, ou seja, seu motivo. Após isso basta clicar no botão [[Arquivo:Botão Gerar Requisição de Compra.jpg]] e a requisição será gerada. Ela estará disponível no grid da aba '''Requisições''' disponível para edição do requisitante.
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'''''Aba Agrupados''''': Trata-se da listagem dos pedidos de agrupamento (resultado do uso da função agrupamento de pedidos).
  
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'''''Aba Cancelados''''': Trata-se da listagem dos pedidos cancelados pelo usuário.
  
  

Edição das 11h15min de 14 de novembro de 2022

Módulo: Comercialização

Versão Referência: 3.5.0.7


Introdução

A tela de pedido de compras permite que o usuário realize pedidos a execução e a gestão de pedidos a fornecedores, atendendo as demandas de aquisição da empresa.


Localização

A tela de gestão dos Pedidos de Compra pode ser acessada no caminho:


MENU > Comercialização > Compras > Transações > Pedido de Compra


Localização Tela Pedido de Compra.jpg


Funções da Tela

Tela Pedido de Compra.jpg


Cabeçalho

O cabeçalho da tela possui diversas funções comuns e algumas funções específicas de telas, abaixo falaremos da função de cada botão e também sobre os campos de filtragem.


Cabeçalho Tela Pedido de Compra.jpg


Botões

O botão Botão novo 2.jpg chama a tela de criação de pedido de compra.

O botão Botão Novo Herdado 2.jpg chama a tela de criação de novo pedido de compras, aproveitando as informações de pedido selecionado no grid.

O botão Botão editar 2.jpg abre a tela do pedido de compra selecionado no grid para realização de edição.

O botão BotaoExcluir.png realiza a exclusão de pedido selecionado no grid.

o botão AtualizarL.png realiza a atualização das informações mostrada no grid, conforme filtros configurados nos campos.

o botão Botão Cancelar 2.jpg realiza o cancelamento do pedido selecionado no grid.

O botão ImprimirL.png realiza a impressão do pedido selecionado no grid.

O botão Botão Buscar 2.jpg realiza busca das informações a serem mostradas no grid, conforme filtros configurados nos campos.

O botão Botão Agrupar Pedidos.jpg permite transformar dois pedidos originais, de mesmo fornecedor e código de operação, em um único e maior pedido. (exclusivo na aba "Com Saldo")

O botão Botão Finalizar.jpg finaliza o pedido com saldo manualmente. (presente apenas nas abas "Com Saldo", "Com Saldo - Faturamento", "Com Saldo - Remessa" e "Agrupados")

O Botão Botão Desagrupar Pedidos.jpg desfaz o agrupamento de pedidos. (exclusivo na aba "Agrupados")


Campos

Abertos: Campo de seleção de períodos prévios de consulta ou determinação de período específico. Caso seja selecionado a opção "Entre" dois campos de data serão habilitados para definir o intervalo de busca. O último campo organiza as informações no grid, tendo apenas as opções "Data Inclusão", "Data Pedido" e "Data Previsão Entrega".

Fornecedor: Campos de seleção que limita os resultados a um único fornecedor.


Abas

As abas são semelhantes entre si em relação ao grid, não possuindo funções específicas, se não aquelas já disponibilizadas no cabeçalho.


AbasTela Pedido de Compra.jpg


Aba Abertos: Trata-se da listagem dos pedidos que se encontram em estado de edição, ou seja, não foram concluídos para envio ao fornecedor.

Aba Com Saldo: Trata-se da listagem dos pedidos que se encontram concluídos, porém ainda possuem saldo para recebimento.

Aba Com Saldo - Faturamento: Trata-se da listagem dos pedidos de entrega futura, para a movimentação de faturamento.

Aba Com Saldo - Remessa: Trata-se da listagem dos pedidos de entrega futura, para movimentação do recebimento de fato (estoque).

Aba Concluído: Trata-se da listagem dos pedidos que foram concluídos (recebidos ou finalizados).

Aba Agrupados: Trata-se da listagem dos pedidos de agrupamento (resultado do uso da função agrupamento de pedidos).

Aba Cancelados: Trata-se da listagem dos pedidos cancelados pelo usuário.


Autor: Marcílio Ribeiro, departamento de implantação em 12/11/2022.
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