Mudanças entre as edições de "Ordem de Serviço"
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+ | [[Arquivo:BotaoImprimir.png]] - Visualiza o relatório do ordem de serviço.<br/> | ||
+ | [[Arquivo:BotaoGerarNF.png]] - Habilitado quando a ordem está 'Concluída', para geração NF de Seviço e/ou Produto.<br/> | ||
+ | [[Arquivo:BotaoAnexar.png]] - Anexa documentos a ordem de serviço.<br/> | ||
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'''Rodapé:''' No rodapé do formulário mostra o valor dos Produtos, Serviço e o Total da Ordem, se houver desconto nos produtos ou serviços informa a taxa ou o valor do desconto que o cálculo do valor total da ordem é feito automaticamente.<br/><br/> | '''Rodapé:''' No rodapé do formulário mostra o valor dos Produtos, Serviço e o Total da Ordem, se houver desconto nos produtos ou serviços informa a taxa ou o valor do desconto que o cálculo do valor total da ordem é feito automaticamente.<br/><br/> | ||
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+ | Ao clicar em 'Anexar' abre a tela de anexos, onde há a funcionalidade para anexar documentos a ordem.<br/> | ||
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+ | Ao clicar em 'Gerar NF' habilita opção para geração das Nota de Produto ou Serviço, selecionar o 'Código de Operação' e clicar em 'Nota Fiscal'.<br/> | ||
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==== Equipamentos ==== | ==== Equipamentos ==== | ||
Informar os equipamentos entregues para assistência, relacionando o defeito inicial informado. <br/> | Informar os equipamentos entregues para assistência, relacionando o defeito inicial informado. <br/> |
Edição atual tal como às 12h45min de 27 de maio de 2014
Módulo: Comercialização
Versão Referência: 2.0.3.74
Índice
Geral
Caminho: Comercialização --> Serviços --> Transações --> Ordem de Serviço.
Manutenção
Produtos
Serviços
Telecomunicação
Caminho: Comercialização --> Serviços --> Transações --> Ordem de Serviço.
Assistência Técnica
Caminho: Comercialização --> Serviços --> Transações --> Ordem de Serviço.
No Bonzay SGA há a Ordem de Serviço voltada para Assistência Técnica. Onde são controlados todos os equipamentos que são consertados e/ou analisados.
Para utilizar a opção de Assistência Técnica é necessário efetuar a configuração em Parametrização por Filial.
Configuração
Caminho: Módulo Administração --> Cadastros --> Parametrização por Filial.
Opção: Comercialização --> Geral --> Aba Ordem de Serviço.
Geral
Folder inicial e principal onde são inseridas todas as informações principais da ordem no momento de entrega do equipamento para assistência.
- Mostra o Status que a Ordem de Serviço está.
- Estorna o financeiro.
- Salva as alterações, sempre clicar em 'Salvar' quando alterar alguma informação na ordem.
- Conclui a ordem, gerando o financeiro.
- Visualiza o relatório do ordem de serviço.
- Habilitado quando a ordem está 'Concluída', para geração NF de Seviço e/ou Produto.
- Anexa documentos a ordem de serviço.
- Utilizado para requisição de produto de outra filial.
Preencher todos os dados do cabeçalho. Campos obrigatórios:
Depósito: É o mesmo que a Filial, selecionar o depósito. Cadastrado em Administração --> Cadastros --> Depósito.
Tipo Ordem Serviço: Default 'Externa'.
Vendedor: Traz listagem dos vendedores cadastrados em Transacionadores --> Cadastros --> Vendedor.
Nº OS: Número gerado automaticamente ao 'Salvar' a ordem ou inserir ao adicionar um equipamento.
Cliente: Traz a listagem de clientes cadastrados em Transacionadores --> Cadastros --> PN – Parceiros de Negócios, parametrizado como 'Cliente'.
CDR: Traz a listagem do Centro de Resultados cadastrados em Administração --> Cadastros --> Centro de Resultado (CDR).
Cond. Pgt.: Traz a listagem das Condições de Pagamentos cadastradas em Financeiro --> Cadastros --> Condição de Pagamento. No primeiro lançamento não é obrigatório seu preenchimento, sendo obrigatório ao 'Concluir' a Ordem para geração do financeiro.
Meio Pgto.: Traz a listagem das Condições de Pagamentos cadastradas em Financeiro --> Cadastros --> Forma de Pagamento. No primeiro lançamento não é obrigatório seu preenchimento, sendo obrigatório ao 'Concluir' a Ordem para geração do financeiro.
Dt. Ordem: Preenchida automaticamente com a data/hora do computador.
Dt. Prev. Início: Preenchida automaticamente com a data/hora do computador.
Dt. Prev. Fim: Preenchida automaticamente com a data/hora do computador.
Tipo de Serviço: Traz a listagem do Tipo de Serviço - Assistência para seleção.
Situação: Traz a listagem da Situação do Equipamento - Assistência para seleção.
Prazo de Entrega: Selecionar o prazo de entrega do equipamento (15, 30 ou 45 dias).
Atendente: Default o usuário logado no sistema.
Garantia de Serviço: Informar o tempo de garantia.
Rodapé: No rodapé do formulário mostra o valor dos Produtos, Serviço e o Total da Ordem, se houver desconto nos produtos ou serviços informa a taxa ou o valor do desconto que o cálculo do valor total da ordem é feito automaticamente.
Anexar
Ao clicar em 'Anexar' abre a tela de anexos, onde há a funcionalidade para anexar documentos a ordem.
Gerar NF
Ao clicar em 'Gerar NF' habilita opção para geração das Nota de Produto ou Serviço, selecionar o 'Código de Operação' e clicar em 'Nota Fiscal'.
Equipamentos
Informar os equipamentos entregues para assistência, relacionando o defeito inicial informado.
O campo equipamento traz a listagem dos equipamento pré cadastrado em Comercialização --> Serviços --> Cadastros --> Tipo de Manutenção para Ordem de Serviço.
Os demais campos: 'Número Série', 'Modelo', 'Número Lacre', 'Número Atestado' são campos livres e não são obrigatórios.
O campo 'Defeito Reclamado' traz a listagem dos defeitos pré cadastrado em Comercialização --> Serviços --> Cadastros --> Defeitos Reclamados - Assistência, sendo obrigatório selecionar o defeito.
Após preencher as informações clicar no botão 'Adicionar'. Poderá ser incluído vários equipamentos na mesma Ordem.
Obs.: Esse cadastro é obrigatório no primeiro atendimento.
Produtos
Na aba produtos são incluídos os produtos que forem utilizados no conserto dos equipamentos, quando utilizar algum, produtos provenientes da própria Assistência.
São obrigatórios o 'Produto' que traz a listagem dos produtos cadastrado em Comercialização --> Cadastros --> Produtos, 'Quantidade', 'Un. Med.', 'Valor Item', o 'Vlr Total Itens' é preenchido automaticamente.
O campo 'Manutenção' traz a listagem dos equipamentos que forem informados na aba 'Equipamentos', pra vincular o produto ao equipamento está sendo utilizado.
'Técnico/Prestador Serviço' traz a listagem dos técnicos cadastrados em Transacionadores --> Cadastros --> PN - Parceiro de Negócios, parametrizado como 'Funcionário'.
Após preencher as informações clicar em 'Adicionar'. Poderá se incluído vários produtos, para o mesmo equipamento ou para equipamentos diferentes.
Obs.: Esse relacionamento não é obrigatório para o atendimento.
Serviços
Na aba serviços são incluídos os serviços utilizados no conserto do equipamento.
São obrigatórios o 'Serviço' que traz a listagem dos serviços cadastrado em Comercialização --> Cadastros --> Produtos, parametrizado com a opção 'Serviço', 'Quantidade', 'Un. Med.', 'Valor Item', o 'Vlr Total Itens' é preenchido automaticamente.
O campo 'Manutenção' traz a listagem dos equipamentos inseridos na aba 'Equipamentos', pra vincular o serviço ao equipamento está sendo realizado o serviço.
'Técnico/Prestador Serviço' traz a listagem dos técnicos cadastrados em Transacionadores --> Cadastros --> PN - Parceiro de Negócios, parametrizado como 'Funcionário'.
Após preencher as informações clicar em 'Adicionar'. Poderá se incluído vários serviços, para o mesmo equipamento ou para equipamentos diferentes.
Obs.: Esse relacionamento é obrigatório para o atendimento.
Assistência Técnica
Nessa aba são inseridas as informações referentes ao controle da ordem do tipo 'Autorizada', que é habilitado quando o Tipo de Serviço - Assistência for do tipo 'Autorizada'. O campo 'Fabricante' traz a listagem dos fabricantes cadastrados em Transacionadores --> Cadastros --> PN - Parceiro de Negócios, parametrizado como 'Fornecedor', o campos 'NF Venda' e 'Revendedor' é livre digitação e não são obrigatórios.
Os campos 'Defeitos Constatados' e 'Solução' são de preenchimento livre, podem ser informados pelo técnico.
Histórico Assistência
Essa aba tem a função de listar o histórico de informações da ordem.
O usuário digita a informação no campo 'Observação' e clica em 'Adicionar', será gravado a data/hora do computador e o usuário logado no sistema Bonzay SGA. Não sendo possível editar ou excluir qualquer informação inserida.
Produtos de Outra Filial
Essa aba tem a função de requisitar produto que será utilizado na assistência de algum equipamento de outra filial.
Selecionar a 'Filial', o 'Produto' e informar a quantidade do produto que será utilizado.
Clicar em 'Adicionar', poderá ser incluído mais de um produto em mais de uma filial.
Após inserir todos os produtor é necessário 'Gerar Orçamento', para a filial requisitada possa efetuar a venda.
Entrega Produtos: Ao clicar em 'Adicionar' é incluído o produto na tela de Entrega de Produtos.
Obs.: O link 'Orçamento' na parte inferior do formulário abre o Orçamento gerado pela requisição.