Mudanças entre as edições de "Relatórios Customizados"
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''Valor Padrão:'' Valor padrão do critério quando o mesmo não for preenchido pelo usuário ao visualizar o relatório no Sistema.<br/> | ''Valor Padrão:'' Valor padrão do critério quando o mesmo não for preenchido pelo usuário ao visualizar o relatório no Sistema.<br/> | ||
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+ | Para criar grupos ir na opções 'Cabeçalho Grupo' e arrastar para a Página será visualizada a tela de inserção do grupo, escolhendo a coluna desejada. <br/> | ||
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''Obs.: Para visualizar o cadastro: [[Relatórios Customizados - Cadastro]]'' | ''Obs.: Para visualizar o cadastro: [[Relatórios Customizados - Cadastro]]'' |
Edição das 00h32min de 21 de agosto de 2014
Módulo: Gestor
Versão Referência: 2.0.4.50
Índice
Geral
Caminho: No módulo Gestor --> Relatórios --> Relatórios Customizados.
Há a funcionalidade dentro do Bonzay para Customização de Relatórios conforme critérios adotados pelas empresas.
Para efetuar a criação dos relatório é necessário seguir alguns passos.
Criação Relatório
Instalar o programa Stimulsoft, este programa é responsável pela criação do relatório. Após a instalação abrir o 'Design' nesse aplicativo que será criado o relatório.
Passo 1
Primeiro passo para Criação do Relatório é criar uma Conexão com o Banco de Dados, no SQL.
Com o botão direito no mouse Clicar em Nova Conexão.
Na tela de criação informar os parâmetros de criação.
Nome: Sempre BDBonzay.
String de Conexão: User ID=bonzay;Data Source=.,3390;Initial Catalog=BDBonzay;Integrated Security=False;Password=kanopus. Onde Catalog é o nome do banco de dados.
Passo 2
Segundo passo: Criar Fonte de Dados com o(s) objeto(s) origem(ns) dos dados do relatório.
Com o botão direito no mouse Clicar em Nova Fonte de dados.
Na tela de Fonte de Dados informar os parâmetros de criação.
Nome da Fonte: Nome da conexão criada com o banco de dados.
Nome: Nome do objeto do banco de dados origem do relatório.
Texto da Query: Comando SQL que busca as informações do objeto que serão visualizadas no relatório. Com opção de inserir parâmetros informados pelo usuário na visualização, com a criação de variáveis (Passo 3).
Obs.: Ao clicar em 'Recobre Colunas' é visualizada em Colunas todas as colunas do objeto referenciado.
Passo 3
Terceiro passo: Criar Variáveis, que serão os parâmetros informados pelo usuário no Sistema.
Com o botão direito no mouse Clicar em Nova Variavel.
Na tela de Variáveis informar os dados para criação.
Nome: Nome da variável, será utilizado como critério na Query do Passo 2. Informar com letras minúsculas.
Tipo: Tipo de dados da variável.
Valor Padrão: Valor padrão do critério quando o mesmo não for preenchido pelo usuário ao visualizar o relatório no Sistema.
Passo 4
Quarto passo: Criar a estrutura do relatório.
Criar o design do relatório, a forma que ele será visualizado pelo usuário.
Do lado esquerdo há as opções para estruturar o relatório conforme layout escolhido. Clicar nos objetos desejados e arrastar para Página de estruturação.
Para alterar o nome de algum objeto, fonte, cor de fundo selecionar o objeto e clicar em 'Propriedades' nas opções do lado direito.
Para criar grupos ir na opções 'Cabeçalho Grupo' e arrastar para a Página será visualizada a tela de inserção do grupo, escolhendo a coluna desejada.
Visualização Relatório
Obs.: Para visualizar o cadastro: Relatórios Customizados - Cadastro