MD REP EVO
PRINCIPAIS DÚVIDAS - MD REP EVO / EVO II / DIMEP SMART PRINT
Leitor Biométrico está apagado
O leitor biométrico pode estar apagado nas seguintes situações:
* Não existe biometria cadastrada no relógio. Neste caso, ao cadastrar uma nova biometria o leitor acenderá * Se o equipamento estiver configurado para 1:1. Esta configuração é utilizada para que o funcionário registre o ponto informando primeiramente a matrícula ou passando o cartão e só depois registrar a biometria. Neste caso, o funcionário deverá digitar sua matrícula ou passar o crachá e em seguida o leitor biométrico irá acender para registrar o ponto.
Como cadastrar uma digital no relógio?
Para que seja cadastrada uma nova biometria é necessário que os dados do funcionário já tenham sido enviados para o equipamento.
* No relógio digite F1+91+E; * Informe o código do supervisor e aperte E; * Informe a senha do supervisor e aperte E; * Digite o número da credencial do colaborador e aperte E; * Na opção “Escolha o Dedo: Indicador Direito” aperte E; * O leitor biométrico acenderá. Coloque o dedo no leitor e retire quando solicitado. Repita o processo por 2 vezes; * Na opção “Escolha o Dedo: Indicador Esquerdo” aperte E; * O leitor biométrico acenderá. Coloque o dedo no leitor e retire quando solicitado. Repita o processo por 2 vezes; * Aparecerá a mensagem Digital Cadastrada com Sucesso.
Como excluir uma digital?
Para excluir a digital do relógio siga os seguintes passos:
* No relógio digite F1+92+E; * Informe o código do supervisor e aperte E; * Informe a senha do supervisor e aperte E; * Digite o número da credencial do colaborador e aperte E; * Aparecerá a mensagem: “Digital Excluída com Sucesso”;
Ao cadastrar uma biometria aparece a mensagem “Credencial não Cadastrada”
A mensagem aparece quando o número da credencial informada para cadastrar a biometria não existe no equipamento. Neste caso verifique se os dados do funcionário foram enviados para o equipamento.
Importante: Nos softwares existem 2 informações: Matrícula e Crachá. O número que deve ser utilizado para cadastrar a biometria é o número do “Crachá”.
Ao registrar o ponto aparece a mensagem “Não identificado”
Esta mensagem aparece quando a digital utilizada para registrar o ponto não foi cadastrada no equipamento. Neste caso deve ser feito o procedimento de cadastro.
Caso as biometrias tenham sido enviadas pelo software de gestão do equipamento, verifique se o funcionário está devidamente vinculado a este relógio e verifique se o processo de envio de biometrias foi concluído com sucesso.
Ao registrar o ponto o comprovante sai em nome de outra pessoa
Isso pode ocorrer por 2 motivos:
* Cadastro errado: Pode ser que ao cadastrar a biometria o número da credencial pode ter sido trocado. Neste caso deverá excluir a credencial das 2 pessoas e cadastrar novamente. * Nível de Biometria: O leitor biométrico possui uma configuração de nível de segurança. Quanto maior o nível, mais segurança na validação. Será necessário verificar se o nível de segurança não está baixo. Se estiver, alterar. Este procedimento pode ser realizado via acesso remoto. Consulte nossa equipe de suporte.
Se apesar destas correções o problema ainda persistir, consulte nossa equipe para identificar se há a necessidade de realizar alguma manutenção no equipamento.
Ao imprimir um ticket, o comprovante sai em branco.
O comprovante sai em branco quando a bobina foi colocada invertida no equipamento. Para corrigir, abra o compartimento da bobina e coloque a bobina na posição correta.
O equipamento apresenta a mensagem “Sem Papel”. Quando a bobina acaba não será possível registrar o ponto, por exigência legal da Portaria 1510. Neste caso será necessário abrir o relógio e repor a bobina no equipamento. Caso a mensagem apareça mesmo tendo bobina no equipamento, pode ser um problema do sensor da impressora. Neste caso é necessário solicitar uma visita técnica para análise no local.
Ao imprimir, o papel não corta totalmente
O relógio pode ser configurado de 2 maneiras: Corte Parcial ou Corte Total.
* No Corte Parcial, após a impressão, será necessário que o funcionário destaque o ticket da impressora.
* Quando configurado para Corte Total, o ticket sairá sozinho, sem a necessidade de intervenção do colaborador.
Para deixar o relógio configurado como Corte Total, basta no equipamento digitar a função F1+90+E.
Se mesmo após a configuração o comprovante continuar saindo sem cortar totalmente, consulte nosso suporte para avaliar a necessidade de uma visita técnica.
O Relógio apresenta a mensagem “Papel Enroscado”
Quando o relógio apresentar esta mensagem é necessário abrir o equipamento e desenroscar o papel da impressora. Se for identificado que o papel está enroscado internamente, na engrenagem da impressora, é necessário a presença do técnico para intervenção.
Obs. 1: O papel enrosca quando o funcionário puxa o papel durante a impressão. É necessário aguardar o término da impressão para retirar o ticket.
Obs. 2: Ao desenroscar o papel faça um teste de impressão. O ticket deve ser impresso sem dificuldade e sem enroscar. Se continuar enroscando pode ser um problema na impressora e será necessário a ida de um técnico para análise do equipamento.
Ao passar o cartão apresenta a mensagem “Erro de Leitura”
Esta mensagem ocorre quando o código de barras ou o cartão proximidade utilizado não tem o mesmo padrão do que está configurado no equipamento. Se o problema apresentar para um único cartão, reveja como foi feito o padrão na confecção do mesmo. Caso ocorra para todos os cartões é necessário rever o padrão de confecção dos mesmos ou a configuração do equipamento.
Se for apenas configuração no equipamento é possível corrigir via acesso remoto.
Ao passar o cartão apresenta a mensagem “Não cadastrado”.
Esta mensagem ocorre quando o número do cartão não está vinculado a nenhum funcionário que já esteja cadastrado no equipamento. Será necessário verificar o cadastro dos colaboradores e as devidas credenciais vinculadas. Se for um funcionário novo, deverá ser feito o processo de envio de dados do funcionário para o relógio.
No display do equipamento apresenta a mensagem “REP em Manutenção”
Quando aparece esta mensagem o equipamento fica inoperante. Isso pode ser causado pelas seguintes situações:
* Equipamento violado: Ao abrir o equipamento, o mesmo entrará em manutenção por exigência legal; * Queda ou Impacto: Se o equipamento sofrer um impacto no transporte ele poderá entrar em manutenção; * Oscilação Elétrica: variações de tensão elétrica podem deixar o equipamento em manutenção como forma de preservar os componentes eletrônicos; * Bateria de lithium descarregada: O relógio possui uma bateria interna responsável por manter as configurações em situações onde o equipamento ficar desligado. Neste caso é necessário uma análise técnica por parte da equipe da Madis.
Via acesso remoto é possível que nossa equipe reative o equipe para que a operação não seja prejudicada. Após a intervenção pediremos que desligue e ligue o relógio novamente. Se voltar a entrar em manutenção é necessário realizar a intervenção pelos técnicos da Madis.
Erro na MRP
Se o equipamento apresentar no display a mensagem de Erro na MRP possivelmente a memória fiscal do equipamento foi danificada. Isso ocorre geralmente por ocorrências de oscilações elétricas. Neste caso é necessária a intervenção de um técnico da Madis e provavelmente será necessário a troca da placa do relógio. Se a memória realmente estiver danificada não será possível recuperar as marcações de ponto do equipamento.
Como coletar marcações via Pendrive?
Caso a empresa não possua estrutura de rede e deseja coletar as marcações via pendrive é necessário seguir os seguintes passos:
* Conecte um pendrive na porta USB comum; * No equipamento digite a função F1+95+E; * Na opção “Coleta Normal” aperte E; * Insira o código do Supervisor e aperte E; * Insira a senha do Supervisor e aperte E; * Aguarde a mensagem: “Coleta realizada com sucesso”;
Obs.: Será necessário utilizar um pendrive formatado como Fat32 para concluir a operação.
Como importar os dados dos funcionários via pendrive?
Caso a empresa não possua estrutura de rede e deseja enviar os dados dos funcionários via pendrive será necessário seguir os passos abaixo. Para esta operação é possível importar os seguintes dados: Funcionários, Credenciais, Templates e Supervisores.
* Gere o arquivo de importação pelo software BONZAY PONTO; * Insira o arquivo no pendrive; * Conecte o pendrive na porta USB comum; * Digite a função F1+94+E; * Com o botão F1 navegue no menu até encontrar a opção Funcionários e aperte E. Aguarde a conclusão de importação; * Repita o processo anterior e navegue no menu até encontrar a opção Credenciais e aperte E. Aguarde a conclusão de importação; * Caso deseja importar os dados de Templates (Biometrias) e Supervisores, repita os processos acima.
Obs. 1: Se o equipamento ainda não tiver nenhum dado de supervisor, este deverá ser o primeiro item a ser importado. Obs. 2: Sempre importe na sequência: Funcionários > Credenciais > Templates (Biometrias – se tiver biometria no software). Obs. 3: Será necessário utilizar um pendrive formatado como Fat32 para concluir a operação.
Como alterar o endereço IP do relógio?
* Digite no relógio a função F1+97+E; * Com o botão F1 navegue no menu até encontrar a opção Programação Técnica; * Insira o código do Supervisor e aperte E; * Insira a senha do Supervisor e aperte E; * Digite o novo endereço IP do relógio e aperte E;
Como alterar a data e hora diretamente no relógio?
* Digite no relógio a função F1+97+E; * Com o botão F1 navegue no menu até encontrar a opção Data e Hora; * Insira o código do Supervisor e aperte E; * Insira a senha do Supervisor e aperte E; * Informe a nova data e hora do relógio;
Em caso de fiscalização, como gerar o arquivo AFD solicitado pelo fiscal?
Conecte um pendrive na porta USB identificada como FISCAL. A coleta do arquivo será realizada automaticamente. Aguarde o processo chegar em 100%. Quando der a mensagem de Coleta Concluída, pode retirar o pendrive.
Obs.: Será necessário utilizar um pendrive formatado como Fat32 para concluir a operação.
A área fiscal fica localizada na parte da frente do relógio, protegida por um lacre amarelo. Rompa o lacre para ter acesso à porta USB Fiscal. A reposição deste lacre é de responsabilidade da empresa.
Ao realizar qualquer função no equipamento ele pede para “Informar o Supervisor”
Por questão de segurança, todo equipamento deve ter um supervisor cadastrado para evitar o mau uso do equipamento. Geralmente a informação sobre o código e senha do supervisor fica a cargo do responsável pelo relógio que deverá fornecer o cadastro para fazer as operações no REP.
O MD REP EVO é homologado pelo Inmetro, e portanto, é necessário vincular no cadastro do supervisor seu respectivo CPF. Toda alteração no equipamento ficará registrado na MRP com o CPF da pessoa que o alterou.
Em caso de Fiscalização como emitir o arquivo RIM (Relatório Instantâneo de Marcações)?
Para gerar o arquivo RIM basta manter o botão RIM pressionado por 5 segundos. O relatório será gerado automaticamente.
O botão RM fica localizado na parte da frente do relógio, protegido por um lacre amarelo. Rompa o lacre para ter acesso à área Fiscal. A reposição deste lacre é de responsabilidade da empresa.
O relógio apresenta a mensagem de "Memória Cheia".
Esta mensagem pode ocorrer em 2 situações:
* Ao cadastrar uma nova biometria: Neste caso o módulo biométrico está cheio. Se for um equipamento com leitor Sagem é possível alterar a capacidade do módulo para 500, 3000 ou 5000 usuários, trocando a peça (para este caso a peça é cobrada normalmente). Se for outro tipo de leitor não é possível trocar o módulo. Exclua a biometria dos funcionários que já não trabalham mais na empresa para liberar espaço no leitor. * Ao registrar o ponto: Neste caso a memória MRP do equipamento já está lotada. Neste caso deverá ser adquirido um novo REP. Por lei a empresa precisa manter este equipamento à disposição em caso de fiscalização por no mínimo 5 anos.
Como obter a chave RSA do relógio?
* Conecte o pendrive na porta USB * Digite no relógio a função F1+45+E; * Insira o código do Supervisor e aperte E; * Insira a senha do Supervisor e aperte E; * Após a conclusão, retire o pendrive.
Como gerar uma nova chave RSA no relógio?
* Digite no relógio a função F1+45+E * Insira o código do Supervisor e aperte E; * Insira a senha do Supervisor e aperte E; * Aguarde a conclusão do processo.
Equipamento apresenta a mensagem "Papel Atolado"
Caso ocorra de ficar com papel atolado no equipamento siga as orientações abaixo:
* Verificar se não há obstrução de papel na impressora * Se houver papel atolado na impressora: Remover o guia de papel, retirar o papel atolado; * Pressione o botão F3 para destravar a impressora;
O relógio apresenta a mensagem "Pouco Papel"
Se a bobina de fato estiver acabando, a mensagem será exibida para que se fique atendo ao momento de trocar o papel; Ao trocar a bobina o relógio dará a mensagem de “Trocou a Bobina”, digite Sim para confirmar. Se não houve troca de bobina, deve ser selecionado a opção “Não”.
A previsão de quantidade de bobina no equipamento é feito através da contagem de tickets impressos, portanto, só informe que houve "Troca de Bobina" quando o mesmo realmente ocorrer.
Equipamento apresenta a mensagem de "Baixa Qualidade de Imagem"
Se ao tentar cadastrar uma biometria no relógio com leitor Secukey e apresentar a mensagem “Baixa Qualidade de Imagem”, tente cadastrar outro dedo.
Caso o problema persista para muitas pessoas é necessário acionar a equipe técnica para avaliar o equipamento.
Equipamento apresenta a mensagem "Erro no Cadastro"
Se ao tentar fazer o cadastro de uma biometria no relógio com leitor Secukey e apresentar a mensagem “Erro no Cadastro” o módulo biométrico deverá ser trocado.
Onde fica localizada a porta USB do MD REP EVO?
A porta USB fica localizado na parte de baixo do relógio, protegido por uma tampa. Retire a tampa e terá acesso à porta USB.
Como identificar o tipo de Leitor Biométrico do MD REP EVO?
Sagem ou SecuKey
- No relógio digite F1+97+E;
- Prog tecnica / biometria / auto detecção;
- Vá no browser e digite o IP do relógio;
- No Status do Relógio irá mostrar o tipo de Leitor do Equipamento.
Através da nota fiscal de compra também dá para confirmar o modelo de fabricação do Leitor biométrico, abra sua nota fiscal e verifique o código do Produto vendido, se finalizar com 50 ou 59, é SecuKey, e se finalizar com 10 ou 19, é Sagem. Esses códigos são válidos para produtos adquiridos da Bonzay Tecnologia, confirme com o seu vendedor.
Voltar | Início página